Diário de Leitura 13/2024 - Desencantada (Carina Rissi) Série Perdida #5

Livro Desencantada Entregando-se aos Segredos do Amor Carina Rissi Perdida

 

Eu não iniciei a leitura de Desencantada com muita empolgação, pois desde que Valentina foi apresentada em Perdida, nunca criei qualquer interesse pela personagem. Sempre a achei um tanto sem graça, parecia que estava ali apenas para representar o papel de uma das amigas de Elisa e jovem apaixonada pelo Ian, frustrada por não ter seus sentimentos correspondidos. Quando ela foi forçada a se mudar com a família no livro anterior, fiquei me perguntando o que a autora inventaria para a história dela, ainda mais longe de todos os personagens que conhecemos da vila.

Então posso dizer que fui realmente pega de surpresa com um dos melhores livros da série. Tenho dificuldade em dizer qual é meu favorito, visto que, até o momento, dei 5/5 estrelas para todos, mas este de fato se destacou.

Somos situados à nova vida de Valentina, em uma vizinhança nova, após a morte repentina de sua mãe, e precisando viver com um pai cada vez mais ausente, uma madrasta insuportável que faz questão de infernizar sua vida, e seu meio irmão que, ao menos, é a única pessoa da família que demonstra gostar da presença da moça.

A situação financeira dos Albuquerque vai de mal a pior, especialmente porque seu pai não sabe dizer não aos caprichos da nova esposa, então Valentina é obrigada a se virar com uma limitada quantidade de roupas velhas e já em péssimas condições. Ela já não é a mesma imagem de dama que tinha quando estava na vila, e, para a época, já está passando da idade de casar. Com tudo isso, o que ela mais quer é poder escapar da casa em que mora com a família e poder viver em paz.

Por isso, ela considera aceitar o pedido de casamento do Sr. Nogueira, um cavalheiro com quem tinha uma boa convivência. Se ao menos ela não estivesse se sentindo estranhamente atraída pelo recém-chegado Capitão Leon Navas, um espanhol que conseguia irritá-la na mesma medida em que a deixava desconcertada. Antes que desse uma resposta a Nogueira, uma situação que foge de seu controle a faz ficar noiva de Navas.

Se isso não fosse suficiente, pouco depois, em uma trama de revelações e suspeitas, Valentina se encontra em perigo. Então ela se vê em situações inusitadas e toma atitudes que eu não esperava para contornar sua situação e tentar encontrar os responsáveis pela ameaça à sua segurança.

O desenrolar da relação de Valentina e Leon me proporcionou todos os tipos de sentimentos. Fiquei tensa, confusa, angustiada, suspirando pelos cantos, apaixonada por Leon junto com a Tina. O homem é provocador, sedutor, romântico, com uma reputação que o antecede e faz questionar sua índole num primeiro momento.

O livro poderia ter sido menor, vai. Se a protagonista insistisse um pouco mais, as confusões poderiam ter se resolvido mais rápido. Mas eu não queria que acabasse, então não estou realmente reclamando. Há algumas reviravoltas no mínimo interessantes quando vai chegando no final, fiquei de queixo caído e querendo entrar no livro pra dar um abraço na pobre da Valentina.

Mais um livro 5/5 estrelas e favoritado da Carina Rissi.

Comentários